» » » Polícia Federal deflagra segunda fase de operação para desarticular esquema de corrupção na Mata Norte de PE

Materiais apreendidos após cumprimento de mandados no Recife e em Carpina (Foto: Polícia Federal/Divulgação)           
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na tarde desta terça-feira (26), a segunda fase de Operação Mata Norte, que busca desarticular um esquema de corrupção na prefeitura de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Ao todo, 20 policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão na Zona Oeste do Recife, nos bairros de Jardim São Paulo e Cordeiro, e no município de Carpina.
De acordo com a PF, as diligências acontecem após a análise de documentos e da ouvida de depoimentos na primeira fase da operação, deflagrada na quinta (21). Na noite da segunda (25), cinco dos investigados que haviam sido presos temporariamente tiveram a prisão prorrogada por mais cinco dias. Outras quatro pessoas foram colocadas em liberdade, entre elas o ex-prefeito de Lagoa do Carro, Severino Jerônimo da Silva, conhecido como Jaílson do Armazém.
Ainda segundo a corporação, o objetivo da operação é desarticular um esquema que envolve políticos, empresários e empresas de merenda escolar na prefeitura de Lagoa do Carro. Foram cumpridos nove mandados de prisão temporárias, cinco conduções coercitivas e 18 mandados de busca e apreensão. De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Federal em Pernambuco, alguns suspeitos demonstraram interesse em fazer a colaboração premiada.
As investigações começaram no mês de julho, a partir de um relatório de auditoria da Controladoria Geral da União que continha informações sobre uma suposta prática de contratação fraudulenta através de empresas para fornecimento de merenda escolar em Lagoa do Carro, entre os anos de 2013 a 2016. Segundo a corporação, foi constatado o desvio de recursos públicos federais através de superfaturamento nos valores das licitações. O prejuízo foi estimado em R$ 512 mil.

Fonte Globo.com
Postado por Júnior Silva em Limoeiro (PE), em quarta, setembro 27/2017

«
Nex
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga