» » » » Campanha neste domingo convoca corredores para doação de sangue

Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco           
“Ande com Saúde e doe com o coração”. Esse é o lema de uma campanha encabeçada pelo Prevencor Centro de Cardiologia Diagnostica, em parceria com o Hemope, o Sindicato dos Propagandistas de Produtos Farmacêuticos de Pernambuco (Sinvepro) e o educador físico Aldo Jorge para sensibilizar os corredores de rua a serem doadores do hemocentro.
O lançamento da iniciativa será este domingo (10), quando acontece a etapa de inverno da Corrida das Estações, com saída do Forte do Brum, no Bairro do Recife. Durante o evento, os corredores serão convidados para um dia D de doação, no próximo dia 15, na sede do Sinvepro, que fica na Rua Barão de São Borja, na Boa Vista. Além dos atletas de corrida, profissionais médicos e propagandistas são esperados. A expectativa é conseguir 150 doadores.
A diretora de Hemoterapia do Hemope, Ana Fausta, destacou que iniciativas da sociedade civil como esta é que ajudam o hemocentro a trabalhar com segurança. “O estoque hoje está de estável a alerta dependendo do grupo sanguíneo. A gente esta com estoque crítico apenas para o grupo B negativo”, comentou. Segundo ela, a campanha de São João, que se encerrou no último dia 30 de junho, ajudou a melhorar a situação, mas a demanda por sangue é grande e a reposição das bolsas pede cada dia mais doadores.

A diretora do Prevencor, Rosangela Leocádio, destacou que o sangue e essencial em diversos procedimentos, como cirurgias e transplantes, e que a falta dele pode ser determinante para a vida ou morte. “Um transplante de coração ou de fígado pede no mínimo oito doadores. Sem sangue pode ser inviável fazer o transplante”, exemplificou. As instituições que já trabalham juntas na orientação médica, nutricional e física de pré e pós-corridas do Recife estará pela 3ª vez com stand montado no evento de rua do domingo. No espaço serão ofertados exames de aferição de pressão, glicose, medicação de circunferência abdominal e instruções com cardiologistas e preparadores físicos. O serviço é gratuito.
Postado por Júnior Silva em quarta, julho 06/2016

«
Nex
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga