» » Você sabe por que os ovos de Páscoa são caros? Entenda as razões

Faltando 18 dias para a comemoração do Domingo de Páscoa, data bastante significativa e rentável para a indústria de chocolates, a pergunta é: você já comprou o famoso ovo para presentear alguém? Se a resposta for sim, saiba que provavelmente poderia ter economizado na compra; se não comprou, possivelmente, e se estiver disposto a entender como as empresas chegam aos preços, altos por sinal, talvez mude de ideia. Ainda mais considerando a inflação atual em dois dígitos.

A análise passa, de antemão, por um ponto primordial para entender o valor que você paga pelos ovos de Páscoa. E ele é bem simples: a tradição da data. Entenda-se, então, a simbologia que envolve a época e a sua afeição às pessoas aliada à questão religiosa, ou seja, a ressurreição de Jesus Cristo. Mas o que isto tem a ver com preços? Na teoria e na prática da microeconomia, tudo. A razão é simples também: economicamente falando, demanda maior requer preços mais elevados.

“Para entender como as empresas chegam aos valores, vale avaliar certas equações matemáticas, considerando, entre outros itens, a elasticidade preço-demanda, custo marginal de produção e transporte, lucros e receitas. Em outros países com menos apego à data, o mesmo ovo, fabricado no Brasil, com custo de transporte maior, é mais barato. Nos Estados Unidos, por exemplo, um ovo de chocolate custa cerca de US$ 1,99, ou em média R$ 7”, explica Wanderson Martins, economista graduado pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP).

Fonte Diario de Pernambuco
Postado por culturalfm96.com em quinta, março 10/2016

«
Nex
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga