» »Unlabelled » Três mulheres figuram na lista dos autores mais tocados em rádios em 2015

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou, na semana passada, a lista dos compositores que mais faturaram no país em 2015. No quesito rádio (ou seja, quem tem suas músicas entre as mais tocadas no país), figuram apenas três mulheres entre os 20 autores mais bem colocados. São elas: Marília Mendonça, a pastora Solange de César e Paula Fernandes.
Marília, conhecida entre os sertanejos e que recentemente se lançou como cantora, é a mais bem posicionada na ala feminina, em nono lugar. "Componho desde os 12 anos e acho até mais bonito do que cantar. Mas, agora, quero seguir à frente dos microfones", diz a goiana, criadora de sucessos como "Até Você Voltar" e "Cuida Bem Dela" (ambas hits com Henrique & Juliano). Já a pastora Solange figura em 13º lugar entre as mais tocadas em rádios. Ela tem parcerias com astros gospel, como Jamily, em "A Fé Faz o Herói", e Aline Barros, que canta, entre outras, "1000 Bolinhas de Sabão". "Tenho mais de 500 canções, em CDs adultos e infantis." Paula Fernandes aparece na 20ª colocação. "A faixa 'Pássaro de Fogo' teve grande aceitação no país." 
Segundo Sorocaba, da dupla com Fernando, que sempre consta no ranking, a lista tem espaço para todos os gêneros. "O mercado brasileiro está aberto a todos. A Marília aborda a visão feminina, a Paula segue uma linha mais romântica, e o gospel vem crescendo muito."
Marília é sucesso entre sertanejos
Reprodução/Internet
Nascida em Goiânia (GO), Marília Mendonça, 20 anos, segue a carreira de cantora há quatro meses. Mas seu forte mesmo são as composições. "Tenho muita coisa, pois comecei nova. Neste tempo, fui abrindo portas e conhecendo artistas que gostaram das minhas letras." A moça é a dona de alguns dos principais hits do sertanejo atual, como "Minha Herança" (João Neto & Frederico), "Até Você Voltar" e "Cuida Bem Dela" (Henrique & Juliano), assim como "Calma" (Jorge & Mateus), entre outras. "Também tenho músicas gravadas por Lucas Lucco e Cristiano Araújo [1986-2015]. Mas sonho, ainda, em compor para Bruno & Marrone e Zezé Di Camargo & Luciano, que são referências para mim", revela.
Segundo Marília, o momento é de focar a carreira de cantora. "São 16 shows por mês, o público está adorando", diz. "Antigamente, eu compunha em horário comercial, de segunda a sexta, era uma rotina pesada. Fiquei dois anos fazendo isso." E, por mais que esteja numa nova fase, ela revela que o vício de sentar e rabiscar algumas letras não passa. "O tempo para isso tem sido mais curto, é verdade, mas não é porque um compositor está no topo que deve parar. Quero que o público me reconheça pelos dois trabalhos", finaliza.
Pastora tem parcerias com nomes consagrados
Regravada por Luan Santana, a música "Conquistando o Impossível" é de autoria da pastora Solange de César, que tem como hábito colecionar parcerias de sucesso. E, de acordo com ela, é gratificante ter seu trabalho reconhecido por músicos que têm carreiras de sucesso. "Essa faixa foi gravada pela cantora gospel Jamily e regravada pelo Luan. Ela também fez parte da trilha sonora do filme "A Grande Vitória" [2013], com Sabrina Sato e Caio Castro. É muito gratificante ver o nosso trabalho ser interpretado por grandes nomes da musica brasileira", afirma a pastora, que figura na 13ª posição do ranking dos compositores mais tocados nas rádios.
Além de Luan e Jamily, a pastora tem músicas interpretadas por Mara Maravilha e Robson Monteiro, dentre outros. Atualmente, a autora de 61 anos mora em Cabo Frio (RJ) e atua na Igreja Comunidade Atos, da cidade fluminense. "Tenho cantado na igreja e gravei um CD independente. Durante 20 anos, estive ligada à gravadora Line Records", revela Solange, que, apesar da carreira bem-sucedida, continua cheia de planos para 2016. "Neste ano, quero desenvolver um projeto infantil em parceria com Fernanda Brun e Beno César", conta ela, referindo-se à cantora cristã e ao compositor, seu parceiro, um dos maiores nomes entre os autores de música gospel. 
Paula Fernandes celebra o reconhecimento
Paula Fernandes, definitivamente, não é só um rostinho bonito no universo da música sertaneja. Por trás de seu trabalho nos palcos e antes mesmo de a carreira como cantora decolar, sempre manteve seu trabalho como compositora respeitada e reconhecida entre os artistas da música nacional. Atualmente na 20ª posição entre os autores que mais arrecadaram em 2015 segundo o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), ela diz que já até perdeu as contas de quantas músicas com sua assinatura estão por aí.
"Fico muito feliz e lisonjeada por estar nessa lista. É o reconhecimento de todo o meu trabalho e de minha enorme dedicação. Isso é resultado do meu esforço e do apoio dos meus fãs", reconhece a cantora. "Sabe que nunca parei para analisar quantas canções já escrevi? São tantas composições e tantos artistas que nunca contei, mas me sinto honrada", diverte-se a mineira, natural de Sete Lagoas. De acordo com Paula, é importante para um artista ter o seu trabalho reconhecido, não só pelos fãs, mas também pelo mercado. "Eu acredito que os direitos autorais são um assunto estratégico no universo da música. Quem cria uma canção precisa ser reconhecido e recompensado por tê-la feito. É essencial que isso ocorra."
Postado por culturalfm96.com em quarta, fevereiro 10/2016

«
Nex
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga