» »Unlabelled » Seminário reúne segmentos sociais da RMR e das Zonas da Mata Norte e Sul



Representantes de diversos movimentos sociais ligados às causas LGBT, dos idosos, pessoas com deficiência e de igualdade racial reuniram-se, durante toda esta quinta-feira (12), no Seminário de Segmentos Sociais, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) por meio da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESS). O objetivo do encontro, que fez parte da programação oficial do Mês da Consciência Negra, foi construir e formatar os planos estaduais para a população LGBT, de promoção da igualdade racial e de quilombolas.

Esta foi a terceira edição do seminário, que também teve versões anteriores realizadas no final do mês de outubro, nos municípios de Salgueiro, no Sertão, e em Caruaru, no Agreste, reunindo pessoas das duas regiões. O evento desta quinta-feira, realizado no auditório do Centro de Formação e Lazer do Sindsprev-PE
​, no Recife​
, agregou lideranças e representantes de movimentos, dirigentes e gestores de prefeituras da Região Metropolitana do Recife e das Zonas da Mata Norte e Sul.

“Este é o pontapé inicial de uma construção coletiva, feita de forma articulada, para definirmos um conjunto de políticas públicas para estes segmentos. Essa mobilização da sociedade é necessária para que possamos garantir direitos”, afirmou o secretário
​da SDSCJ, ​
Isaltino Nascimento
​,​

​durante seu discurso de 
abertura do seminário, que registrou mais de 200 inscrições somente por meio do site da SDSCJ (

O secretário executivo de Segmentos Sociais, Sérgio Moura, falou da importância do seminário, sobretudo pela responsabilidade que os presentes tinham na construção dos planos estaduais, que, posteriormente, serão apresentados para a apreciação e sanção do governador Paulo Câmara. “As propostas são formuladas de acordo com as demandas dos municípios e segmentos”, explicou.

Sérgio Moura também fez uma apresentação da SESS, criada no início deste ano, na gestão do secretário Isaltino Nascimento, com o objetivo de promover, coordenar e fomentar políticas afirmativas, defesa dos direitos humanos e fazer a interlocução entre os movimentos sociais. Em seguida, os coordenadores da SESS ligados aos idosos, LGBT, igualdade racial e pessoas com deficiência apresentaram as políticas públicas do Estado para estes segmentos.

PLANOS – No segundo momento do seminário, ocorrido à tarde, os participantes dividiram-se em salas temáticas, onde, auxiliados por mediadores, discutiram e contribuíram com a formatação do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Plano Pernambuco Quilombola (PPQ) e o Plano Estadual de Promoção da População LGBT, de acordo com as demandas específicas.


“Essa era uma luta de muitos anos e agora estamos sendo reconhecidos, escutados e chamados a sugerir e apresentar propostas”, comemorou a conselheira dos Direitos do Idoso de Pernambuco (Cedi-PE), Maria do Socorro da Silva. “A criação da SESS e a realização de um seminário como este são a garantia do respeito e apoio à luta pela quebra de barreiras e derrubada de preconceitos”, disse a representante do grupo LGBT Surdo, a transexual Thais Santos.



Postado por culturalfm96.com em sexta, novembro 2015

«
Nex
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga