» »Unlabelled » SDSCJ lança o Mês da Consciência Negra



A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) lança, nesta quarta-feira (4), às 10h, a programação oficial do Mês da Consciência Negra. Uma extensa agenda de atividades foi planejada para contemplar todo o estado de Pernambuco até o dia 30 de novembro. A programação foi organizada pela Secretaria Executiva de Segmentos Social (SESS). Na ocasião haverá a apresentação religiosa de matriz africana do Ilê Axé EgbéAwo – Comunidade do Segredo. Também serão divulgadas as peças de divulgação que serão utilizadas durante todo este mês.

O Mês da Consciência Negra faz alusão aos 320 anos de morte do líder quilombolaZumbi dos Palmares (1695-2015). O dia 20 de novembro foi instituído como Dia Nacional da Consciência Negrapela da lei nº 12.519/2011. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, 5.119.290 da população pernambucana é composta por negros e negras. O objetivo da realização é trabalhar a integração de gênero e a transversalidade da população negra em Pernambuco. Secretarias do estado e municípios também são parceiras.

Haverá a apresentação da programação de atividades de todo o mês de novembro, que terá como pontapé inicial a 9ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, a partir das 14h desta quarta-feira.A programação ainda conta com palestras, seminários, caminhadas e apresentações culturais que referendam a população negra no Estado.

Entre as dinâmicas de maior destaque estão o lançamento dos Anais da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial; Audiência pública com a Comissão da Verdade; Seminário sobre o extermínio da juventude negra; as caminhadas da Capoeira e Educação; e o lançamento do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que acontece no Palácio do Campo das Princesas.

COORDENADORIA – A Coordenadoria de Igualdade Racial faz parte da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais, ambas criadas neste ano, na gestão do secretário Isaltino Nascimento, na SDSCJ. O objetivo é fomentar, construir, implementar e transversalizar as políticas de Promoção da Igualdade Racial em Pernambuco, por meio de proposição, articulação e execução da política estadual de igualdade racial.

O trabalho da coordenadoria é desenvolvido através de campanhas, seminários, palestras, em diálogo com os movimentos negros e dos povos tradicionais, com o propósito de garantir a promoção e prevenção dos direitos destes povos e o enfrentamento ao racismo institucional e demais formas de preconceito.

SERVIÇO:
Lançamento do Mês da Consciência Negra
Quando:4 de novembro (quarta-feira)
Horário: 10h
Onde:Sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude

Endereço: Avenida Cruz Cabugá, nº 665,Santo Amaro

Postado por culturalfm96.com em quarta, outubro 04/2015

«
Nex
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga