» »Unlabelled » Unidade de Saúde Santa Terezinha vivenciou o Outubro Rosa


O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, realizado em Nova York, visando a busca pela cura do câncer de mama. Desde então, o mundo inteiro tem reservado este mês em promoção à luta e prevenção contra essa nefasta doença. Em Limoeiro, não poderia ser diferente.
A Prefeitura está totalmente engajada nesta campanha internacional, através da secretaria de Saúde está realizando diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a exemplo da Unidade Santa Terezinha, que na manhã dessa quinta-feira (22), promoveu um encontro com dezenas de mulheres para conscientização e orientações quanto à realização dos exames de prevenção de câncer de mama.
Quem iniciou as palestras foi a técnica em enfermagem Rosineide Vasconcelos. Em suas palavras, a moradora de 50 anos, relatou sobre a sua experiência de vida, no tocante ao câncer de mama. “Descobri o câncer aos 28 anos, mas nunca baixei a cabeça, pois tinha três filhos para criar e não podia fraquejar. Após um longo tratamento, fiquei curada”. A técnica ainda ressaltou sobre as adversidades enfrentadas. “Fiz a reconstituição da minha mama após cinco anos do início do tratamento. Hoje estou muito feliz, e onde tenho a oportunidade relato sobre que é possível vencer a doença, com fé e esperança”, explicou Rosineide.
Convidado para palestrar no evento, o Doutor Sebastião Aguiar, especialista em mastologia, lembrou da importância em realizar o autoexame nas mamas. “Primeiramente, gostaria de agradecer ao convite para nos reunirmos e discutirmos esse assunto tão importante do dia a dia. Também, gostaria de lembrar da importância de realizar periodicamente os exames, como o Papanicolau que previne o câncer de colo uterino. Os números em Pernambuco são altíssimos e às limoeirenses não podem relaxar, vi que as UBS’s municipais estão bem equipadas, então, aconselho que realizem o exame, pois o câncer não tem sintoma”, explicou Aguiar.
Segundo a enfermeira da Unidade, Natália Souza, o quadro de câncer de mama, em Limoeiro, vem melhorando nos últimos anos, mas muitas mulheres ainda não sabem ao certo o que Outubro Rosa e tampouco os perigos nos quais a doença implica. “Mobilizamos os agentes de saúde, eles fizeram o convite e recebemos hoje muitas pacientes na unidade. Além da palestra, vamos orientar da importância quanto à realização dos exames enquanto houver demanda e sempre aproveitar para insistir na orientação e conscientização”, finalizou Natália.

Postado por culturalfm96.com em quinta, outubro 22/2015

«
Nex
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga