» »Unlabelled » Programa Paulo Freire alfabetiza mais de 250 pessoas em Limoeiro


Garantir que todos possam ler e escrever é um dos princípios fundamentais de uma gestão. Pensando dessa forma, a Prefeitura de Limoeiro junto com o Governo do Estado realizam na cidade o programa Paulo Freire. E na manhã de 27 de outubro, no auditório da AESL – Autarquia de Ensino Superior de Limoeiro, aconteceu a culminância do programa, onde alfabetizou mais de 250 pessoas das diversas comunidades da zona rural.

Para a coordenadora municipal do programa, Edna Alves, foi muito gratificante ver todo o bom resultado obtido neste período de oito meses oferecendo 2h30 de aula por dia. “Ver as pessoas que mesmo com idade um pouco avançada ainda tem nos olhos o desejo de assinar seu nome de próprio punho, não tem preço. É um trabalho voluntário, por isso, agradeço e parabenizo a todos que se empenharam a obter esse excelente resultado, tanto os educandos como os educadores”, declarou Edna.

Já o aluno Aloísio Moura, falou de sua experiência exitosa no programa, onde salientou sobre a importância do ‘ler e escrever’, que segundo ele, aprendeu a ver o mundo de outra forma. “Fico muito satisfeito em poder ter tido a chance de utilizar dessa ferramenta educacional, que pode mudar a realidade de tantos que antes ficavam às margens, ou que eram excluídos por não haver um programa que nos ajudasse. Hoje sou outra pessoa, com a escrita, tenho uma esperança mais forte em meu coração”, disse emocionado o agricultor Aloísio.

Presente na solenidade, o prefeito Thiago Cavalcanti desejou sucesso aos alfabetizados e exemplificou que todos são iguais, e que todos devem ter o direito a educação, não importando a idade, sexo, cor ou classe social. “Sei que não foi fácil para vocês estarem aqui hoje, acredito que adversidades não faltaram para que vocês desistissem. Mais fico feliz em ver que essas mãos calejadas do trabalho árduo, seja da roça ou do bordado, hoje possam segurar um lápis e escrever seu nome com orgulho. Vocês não estão só de parabéns, mas agora, são exemplo de vida”, parabenizou Thiago aos presentes.

Programa Paulo Freire
Promover uma educação de qualidade social para a população jovem, adulta e idosa não alfabetizada, assegurando seu ingresso e permanência no processo educativo, garantindo-lhes as oportunidades necessárias à apropriação do conhecimento formal, exercício da cidadania ativa e seguridade social. Uma das características do programa em Limoeiro, é que as aulas são baseadas nas próprias vivências dos alunos, que são formados por bordadeiras, pedreiros e agricultores. Que levam para a sala de aula suas experiências com contas e textos do dia a dia.



Postado por culturalfm96.com em quarta, outubro 28/2015

«
Nex
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga