» »Unlabelled » Humanidade na Rua reúne idosos no Parque da Jaqueira

 Os créditos das fotos são de Pedro Luiz.

Para cerca de 500 moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI's), a manhã desta quarta-feira (28) foi marcada pela descontração e cuidados com o físico e a saúde. O Projeto Humanidade, desenvolvido pela Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, que faz parte da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESS) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), realizou o Humanidade na Rua, com o objetivo de reunir moradores de ILPI's e idosos da comunidade para celebrarem o Mês da Pessoa Idosa e confraternizarem momentos de diversão e troca de experiências.
“Nosso desejo é que eles tenham momentos de entrosamento e percebam o envelhecimento como vida. A integração dos idosos institucionalizados com os de comunidades é muito boa. Comemorando um ano e meio do Programa Humanidade, estamos realizando um sonho com este evento”, destacou a coordenadora do Projeto Humanidade, Renata Guedes. Acompanhando o evento, o secretário Isaltino Nascimento comentou a importância de fortalecer o segmento da pessoa idosa e ressaltou a campanha de sensibilização que será adotada pelo Governo do Estado para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.
“Na tarde de amanhã (29), estarei com o governador Paulo Câmara, que vai assinar o decreto de instituição do Grupo Estadual de Articulação e Monitoramento, com o objetivo de avaliar o cumprimento das metas do Plano Estadual de Atenção Integral à Pessoa Idosa. E, com o objetivo de sensibilizar as empresas e a sociedade, daremos início à campanha de incentivo aos contribuintes pernambucanos a doarem parte do Imposto de Renda retido para o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso (FEDIPE), já que a maioria das ILPI's não conseguem se manter sozinhas e, com esta arrecadação, é possível fazer melhorias nas estruturas destes aparelhos”, explicou Isaltino. O percentual de doação é de 1% para pessoas jurídicas e 6% para pessoas físicas.
A superintendente estadual da Pessoa Idosa, Luciana Moreira, contou com a colaboração de parceiros para a realização do Humanidade na Rua. “Viemos trabalhando no planejamento desta ação há um bom tempo, com o intuito de que essa interação entre os idosos seja uma experiência agradável e que tenhamos muitas outras de sucesso, também”, disse. A Prefeitura do Recife esteve representada no evento pela secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, que destacou a importância do idoso na sociedade. “Com a melhoria da qualidade de vida, os idosos contribuem de forma mais adequada com todas as atividades, inclusive as de trabalho. Enquanto gestores, também temos que pensar em como fortalecer a política para o idoso e a convivência familiar daqueles que residem nas ILPI's”, frisou.
Como parceiro na realização do ato, o deputado estadual Pedro Serafim também esteve no evento e se mostrou entusiasmado com a ação e o segmento. “Estamos à disposição da SDSCJ para realização de atividades como esta”. Representando a Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco, Ana Catarina Martins de Freitas. Já como parte do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, o evento foi contemplado por Marilúcia Cordeiro dos Santos.
Entre as atividades desenvolvidas no local, os idosos puderam escolher as que mais se adequavam às suas vontades. “Gostei muito desse encontro. Vou aproveitar o dia”, disse Genival de Oliveira, 78 anos. Como organizadora do grupo de dança de idosos Vamos Renascer no Cabo, Tereza Pimentel resaltou a importância do evento “para eles terem um dia diferente, de diversão, encontros e a construção de novas amizades”.
TERMO DE ADESÃO – O Termo de Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo será assinado pelo governador Paulo Câmara, nesta quinta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, ele aproveita para lançar a campanha de sensibilização para contribuição do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso (FEDIPE) e assina o decreto que institui o Grupo Estadual de Articulação e Monitoramento.

Postado por culturalfm96.com em quinta, outubro 29/2015

«
Nex
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga