» »Unlabelled » Limoeiro participará de Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional


No mês de julho, pelo menos 14 cidades pernambucanas realizaram os encontros municipais de segurança alimentar e nutricional. Limoeiro foi ponto de encontro no dia 22 de Julho, com a participação de autoridades, presidente do CONSEA – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Secretário Municipal de Agricultura e comunidade em geral.

As propostas do município foram encaminhadas e anexadas para discussão na 5ª Conferência Estadual, que acontecerá entre os dias 04 e 06 de Agosto em Gravatá. Limoeiro terá como representantes o CAM – Centro de Assistência a Mulher, Associação de Artesãs, Associação dos Moradores do Sítio Lajes, além da secretaria de Agricultura e Pro rural, representando a esfera governamental.

O momento será crucial para preparação para a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em Novembro. "Esperamos discutir a questão dos alimentos com resíduos de agrotóxicos, dos transgênicos, das doenças provenientes de substâncias que ingerimos na nossa comida", explica o secretário municipal de Agricultura, Marcelo Motta.

O encontro é visto como mais um motivo para fortalecer as lutas no sentido de buscar discussões também positivas como a da defesa da agricultura agroecológica e da utilização de sementes crioulas no campo. Recentemente, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional lançou recomendação pedindo reprovação no Senado ao Projeto de Lei 4148, do deputado Luiz Carlos Heinze, que retira a rotulagem dos transgênicos.

Em Pernambuco, a idéia é desenvolver trabalhos na Conferência Estadual com o objetivo principal de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar e para garantir a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, na Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e no Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

Postado por culturalfm96.com ás segunda, agosto 03/15

«
Nex
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga