» »Unlabelled » Em Caruaru, I Simpósio Câncer 360° contabiliza 250 inscritos

250 pessoas participaram do I Simpósio Câncer 360°, realizado nos dias 14 e 15 de agosto, no Teatro do Shopping Difusora. A plateia acompanhou atenta as orientações dos especialistas convidados sobre o tema, nas perspectivas clínica e jurídica. Pacientes, cuidadores, familiares e profissionais das áreas de Saúde e Direito tiraram dúvidas sobre o diagnóstico, tratamento e recuperação em Oncopediatria, Oncourologia, Saúde da Mulher e Oncogeriatria.
 “A ideia do Simpósio surgiu do livro Câncer 360°: Orientações para uma Vida Melhor, que tem três volumes: nutricional, médico e jurídico. A partir disto, pensamos em fazer um evento com a mesma abordagem, congregando pontos de vista. As palestras proporcionaram aos participantes conhecimento sobre Oncologia com o objetivo de que eles se tornem multiplicadores destas informações, pois precisamos de educação continuada para um tratamento eficaz.
O Simpósio também demonstra a força da interiorização da Medicina”, disse a oncologista e organizadora do Simpósio, Cristiana Tavares. O Direito à Saúde, que trata dos direitos dos pacientes, foi o diferencial das discussões nas mesas temáticas. Para a advogada Diana Câmara, os participantes puderam ter uma visão ampla sobre o assunto. “O Câncer afeta as pessoas em todos os setores da vida, porém a falta de conhecimento pode ser crucial para a falta de acesso ao serviço. O paciente tem direito ao tratamento mais adequado ao seu caso e não deve se conformar com uma negativa de cobertura de alguma parte do tratamento, seja na hora da cirurgia, dos medicamentos ou, até mesmo, das cirurgias plásticas reparadoras”, disse.
 A falta de informações sobre os benefícios destinados aos pacientes oncológicos foi diversas vezes abordada pelos palestrantes como um alerta. "Esta discussão foi um dos pontos fortes do Simpósio. Muitas pessoas com câncer, por exemplo, o de Mama, precisam fazer um esvaziamento axilar, que é a limpeza das ínguas nas axilas, e o procedimento não permite mais o uso de carros comuns. Para dirigir, é necessário um automóvel adaptado, que deve ser comprado com desconto de todos os impostos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Isenção no Imposto de Renda na aposentadoria e auxílio doença são outros exemplos de benefícios disponíveis", destacou a advogada Vesta Pires. Na oportunidade, os projetos “Guerreiras do Calendário”, idealizado para arrecadar fundos, e “Lápis Lazúli”, linha de produtos dermatológicos específicos, também foram apresentados aos inscritos. Representando os pacientes oncológicos e o primeiro projeto citado, a delegada Verônica Azevedo comentou sobre a iniciativa. “A importância de tratar cada paciente de forma diferenciada e não como estatística foi demonstrada no Simpósio. Para vencer o Câncer precisamos que os profissionais nos tratem com amor e todos em sintonia, unindo diversas especialidades em favor da cura. A ação foi muito positiva para todos”. O I Simpósio Câncer 360° foi realizado pela Câmara Advogados, Hospital Santa Águeda, Serviços de Quimioterapia de Pernambuco (Sequipe), Centro de Oncologia de Caruaru (CEOC) e Centro de Estudos Dr. Esdras de Queiroz Marques. 

Postado por culturalfm96.com em segunda, agosto 17/2015

«
Nex
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga